A singularidade de O brincar e a realidade, D. W. Winnicott

Este curso tem como objetivo colocar em evidência a importância e a singularidade da obra de Winnicott, destacando as principais propostas do seu livro O brincar e a realidade, publicado pela Ubu. Neste livro podemos destacar: a descoberta de um modo de ser-estar-no-mundo-com-o-outro que não tem na vida pulsional seu fundamento; o reconhecimento da ação de brincar como um fundamento universal da natureza humana; uma teoria da comunicação e do encontro consigo mesmo e com o outro; uma teoria da cultura que se apoia na ideia de sublimação. Trata-se de, dado o contexto do pensamento freudiano, destacar a importância e a especificidade dessas propostas de Winnicott, indicando algumas de suas consequências para a compreensão da natureza humana e para o desenvolvimento do método de tratamento psicanalítico.

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (desde 2014). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (de 2007 a 2014). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área da Psicanálise, com ênfase em História, Epistemologia, Método de Tratamento Psicanalítico, teorias psicanalíticas do desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Freud, Winnicott, epistemologia, metapsicologia, heurística, operadores clínicos do método de tratamento psicanalítico e as descrições dos processos de desenvolvimento emocional.

O que faz a vida valer a pena? Como construímos nossas relações com os outros? Como o mundo espontâneo e criativo da criança pode fazer parte da vida adulta? Quais são as origens da criatividade e como podemos desenvolvê-la em nós mesmos e nos outros? Por que a infância e a brincadeira dão um colorido especial à vida e aos relacionamentos humanos? Essas são algumas das questões que instigam este livro.

LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO

Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.




2 aulas / 1h cada

49,90

FILOSOFIA / BIOLOGIA / ZOOLOGIA / SOCIOLOGIA

Exposição de conceitos-chave da autora, relacionados ao estudo das relações entre humanos e não-humanos, com enfoque nos processos de troca de conhecimento decorrentes da pesquisa científica interespécies.


2 aulas / 1h cada

49,90

EVOLUÇÃO / BIOLOGIA / NATUREZA

Apresentação da obra de Darwin a partir das teorias econômicas contemporâneas ao autor, que ofereceram a ele a solução para problemas postos aos naturalistas ao longo de séculos.



2 aulas / 1h cada

49,90