Desconstruindo o Antropocentrismo: dentro d'A construção de Franz Kafka

"Por que há tantos animais narradores na obra de Franz Kafka? Eles são metáforas para a condição humana ou, pelo contrário, são justamente uma recusa do padrão antropocêntrico da Modernidade, uma tentativa de fuga para as renegadas fronteiras entre animal e humano, corpo e mente, natureza e cultura? O curso irá analisar a vida e obra de Kafka, focando em sua novela 'A construção', recém-traduzida pela Editora Ubu. Alguns dos elementos analisados na novela, relevantes para questões contemporâneas, são a espacialidade moderna e sua relação com a arquitetura, a construção literária de efeitos de claustrofobia e paranóia e o deslocamento produzido pelo narrador não antropocêntrico, em comparação com outras narrativas de animais de Kafka. Na primeira aula, faremos uma passeio pela vida, obra e história da recepção dos trabalhos de Kafka. Na segunda aula, focaremos na crítica do antropocentrismo e nos elementos mais importantes da novela 'A construção'". 


AULA 01 – Kafka: vida, obra e recepção

AULA 02 – A construção: arquitetura moderna, claustrofobia e paranoia

19 / 20 MAI

segunda e terça

19 — 21h

89,90


Formato: 2 aulas on-line via zoom.

Carga horária: 2h / aula, totalizando 4hs.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Tomaz Amorim Izabel é doutor em Teoria Literária pela USP e fez estágios de pós-doutorado na Unicamp e na Freie Universität de Berlim. É poeta, tradutor e crítico literário. Publicou "meia lua soco" (Editora Primata 2020) e "Arquipélago: Literatura Brasileira Contemporânea" (Editora Ofícios Terrestres 2024). Atualmente é coordenador acadêmico do Mecila.  

Publicado postumamente em 1931, a novela encapsula o dilema existencial da personagem, que se vê cada vez mais isolada enquanto se esforça para defender seu espaço contra ameaças externas, sejam elas concretas ou fantásticas. A prosa de Kafka, marcada por um estilo introspectivo, preciso e perturbador, provoca reflexões sobre o conceito de lar, a fragilidade da segurança e as barreiras que construímos para lidar – ou não lidar – com a angústia. Ao mesmo tempo, a obra se torna uma alegoria da alienação, do luto e do desamparo que permeiam a experiência humana moderna, ecoando temas centrais na literatura do século XX.⁠ ⁠

DESIGN / PROJETO GRÁFICO / LIVRO

O curso aborda diversos momentos do percurso do livro, desde a criação gráfica até a sua comercialização.



2 aulas / 1h cada

59,90

CRÍTICA LITERÁRIA / ANTROPOCENO

Professora de literatura inglesa da USP, Sandra Vasconcelos analisa o romance Robinson Crusoe, como fundador da noção de indivíduo e trabalho.


2 aulas / 1h cada

49,90

LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO

Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.


2 aulas / 1h cada

49,90