Diálogos sobre as recepções e a atualidade de Frantz Fanon

Tendo como ponto de partida o célebre Pele negra, mascaras brancas,  escrito por Fanon aos 25 anos como trabalho de conclusão do curso de psiquiatria, este minicurso se propõe a apresentar e discutir o legado político e teórico do autor enfatizando suas contribuições para a compreensão das relações raciais na sociedade contemporânea. No curso serão apresentados  os principais elementos teóricos e epistêmicos da obra para em seguida,  problematizar  a sua recepção e atualidade. 

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Deivison Faustino é Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André; Mestre em Ciências da Saúde/ Epidemiologia e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Foi Visiting Scholar PDSE junto ao Department of Philosophy (University of Connecticut, UConn,) e recebeu, em 2016, a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área de Sociologia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, membro do Instituto Amma Psique e Negritude e do comitê editorial da Coleção Palavras Negras da Editora perspectiva.

Primeiro livro de Frantz Fanon, Pele negra, máscaras brancas é um dos textos mais influentes dos movimentos de luta antirracista desde sua publicação, em 1952.

Logo de início, se apresenta como uma interpretação psicanalítica da questão negra, tendo como motivação explícita desalienar pessoas negras do complexo de inferioridade que a sociedade branca lhes incute desde a infância. Assim, descortina os mecanismos pelos quais a sociedade colonialista instaura, para além da disparidade econômica e social, a interiorização de uma inferioridade associada à cor da pele – o que o autor chama de "epidermização da inferioridade". Não se compreende a questão negra fora da relação negro-branco.


NEGRITUDE / RACISMO / HISTÓRIA / MOVIMENTO NEGRO

Apresentação do pensamento da intelectual Beatriz Nascimento, no contexto do movimento negro dos anos 1970, em que uma parte da juventude adentra as universidades e se coloca com discursos, arte e com o corpo.


2 aulas / 1h cada

49,90

NEGRITUDE / FEMINISMO / GÊNERO / DECOLONIAL

Apresentação do contexto que deu origem ao conceito de feminismo decolonial, com base na obra de Françoise Vergès e Lélia Gonzalez.




2 aulas / 1h cada

49,90

LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO

Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.



2 aulas / 1h cada

49,90