Arqueologia na Amazônia
A maioria dos brasileiros pensa a Amazônia como um lugar distante, periférico, inóspito. No entanto, se observarmos o que se conhece sobre a história antiga da região - o longo período entre 12.000 anos atrás e o início da colonização europeia -, o quadro que se apresenta é o oposto: há evidências de que na Amazônia se produziram algumas das mais antigas manifestações artísticas no continente, do mesmo modo que está estabelecido que a Amazônia foi um importante centro de produção de biodiversidade. Estima-se que em 1500 CE havia cerca de 10 milhões de indígenas na Amazônia vivendo de maneiras distintas e falando centenas de línguas distintas. Este curso pretende trazer uma visão sintética sobre essa longa história, através de exemplos colhidos da literatura e também das pesquisas realizadas pelo autor.
2 aulas / 1h cada
49,90
Formato: 2 aulas on-line gravadas
Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.
Haverá emissão de certificado.
ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO
12 x R$ 29,90
ou R$ 299 à vista
assinatura anual com
renovação automática
/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)
/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados
/ um minicurso novo ao vivo todo mês
/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu
É professor do Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo, onde ensina na Graduação e Pós-Graduação, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Realiza pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos na bacia amazônica. Foi consultor para a implementação do Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas. Presidiu a Sociedade de Arqueologia Brasileira entre 2009 e 2011.
Com precisão científica, repertório histórico e imaginação antropológica, Eduardo Neves traz ao presente a vida de mulheres e homens que viveram na Amazônia há milhares de anos, sugerindo ainda que a própria floresta teria como um de seus principais agentes o ser humano, produzindo lixo orgânico, realizando manejo de espécies e plantações. Uma hipótese que reforça ainda mais a importância da manutenção de Terras Indígenas no presente.
FILOSOFIA / BIOLOGIA / ZOOLOGIA / SOCIOLOGIA
Exposição de conceitos-chave da autora, relacionados ao estudo das relações entre humanos e não-humanos, com enfoque nos processos de troca de conhecimento decorrentes da pesquisa científica interespécies.
2 aulas / 1h cada
49,90
LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO
Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.
2 aulas / 1h cada
49,90
ECOLOGIA / ANTROPOCENO
Apresenta Bruno Latour e o impacto do que propõe junto ao pensamento contemporâneo, passando da noção de Natureza para a de Gaia.
2 aulas / 1h cada
49,90