Aula 1 Esta primeira aula irá se concentrar em apresentar um pouco o autor, sua trajetória nos Science Studies, o impacto do que propõe junto ao pensamento contemporâneo. Em seguida, irá se deter com certo vagar na primeira conferência pra que logo façamos a passagem da noção de Natureza para a de Gaia.

Aula 2 A segunda aula será dedicada a um panorama do restante do livro, mas com algumas paradas de imersão em determinados temas caros ao autor ao longo das conferências.


2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

Bruno Latour e a hipótese de Gaia

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orienta pesquisas pelo Programa de Pós-Graduação “Culturas e Identidades Brasileiras” do IEB/USP, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH/USP, e, como Professor Colaborador, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH/Unicamp. Atua principalmente em Antropologia da Ciência e da Tecnologia, Antropologia da Natureza e da Modernidade, Estudos Pós-Disciplinares em Multiespécies e Cosmopolíticas, Antropologia e Meio Ambiente, Antropologia do Antropoceno, Teoria antropológica. É coordenador do LAPOD (Laboratório Pós-Disciplinar de Estudos – IEB/LaBieb/USP) e pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CESTA-USP). Stelio também é o autor do texto de orelha de “Diante de Gaia” e um especialista da obra de Latour.

O livro reúne oito conferências em que o antropólogo e filósofo Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea.

Reexaminando a "hipótese de Gaia", estabelecida por James Lovelock na década de 1970, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito que possibilita pensar em soluções para os problemas ecológicos sem a dicotomia entre natureza e cultura.

ARQUEOLOGIA / ECOLOGIA / INDÍGENAS

Introdução ao conhecimento arqueológico que permitiu datar a ocupação indígena em mais de 12 mil anos na região amazônica, revelando que a floresta é resultado do manejo permanente de populações humanas.


2 aulas / 1h cada

49,90

RACISMO / COLONIZAÇÃO / PSICANÁLISE

Apresenta e discute o legado político e teórico do autor enfatizando suas contribuições para a compreensão das relações raciais.




2 aulas / 1h cada

49,90

FILOSOFIA / BIOLOGIA / ZOOLOGIA / SOCIOLOGIA

Exposição de alguns conceitos-chave da obra de Despret, bem como de seu método, e compreender seu percurso filosófico.




2 aulas / 1h cada

49,90