João Cabral de Melo Neto intitulou Morte e vida severina seu poema dramático de 1955. A inversão no título da sequência previsível da vida e da morte pode ser compreendida como registro do império da morte na trajetória dos retirantes nordestinos ali retratada, mas também como afirmação da possibilidade da vida emergir até mesmo da morte ― e é essa segunda interpretação que parece estar na base da própria condensação dos “muitos Severinos”, que estão por trás do Severino protagonista, nessa coletiva “vida severina” que irrompe da morte geral, não menos “severina”. Dialética semelhante ― entre o império da morte e a teimosia da vida, entre o itinerário singular do herói e o destino coletivo do seu povo ― já se achava no romance- rapsódia que Mário de Andrade publicou em 1928, Macunaíma. Daí se poder falar também, a propósito desse livro, numa Morte e vida macunaíma (como já fizera em 1986, ainda que com outras questões em pauta, Tânia Regina Oliveira Ramos no título de um ensaio). No curso aqui proposto, a partir da leitura de alguns episódios exemplares da obra maior de Mário de Andrade, buscaremos examinar essa dialética que liga dois momentos decisivos da literatura brasileira ― e decisivos, como veremos, não só do ponto de vista estético, mas também político, pela atenção conferida, em ambos, aos povos menores que remorrem e revivem incessantemente nos desvãos e nas margens do “povo brasileiro” (retirantes no poema de Cabral, indígenas no romance de Mário).


Aula 1 ― Vida e morte

Aula 2 ― Morte e vida

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2hs.

Haverá emissão de certificado.

Morte e vida Macunaíma

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1994), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2000) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Desde 2012, é professor de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e, entre 2016 e 2020, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade.

Publicado em 1928, Macunaíma representou por muito tempo o símbolo do “povo brasileiro” ou ainda daquilo que chamamos de “nação”. Esta edição, que conta com o estabelecimento do texto de Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, oferece uma nova chave de leitura ao romance, com foco especial para as fontes indígenas utilizadas por Mário de Andrade em sua composição. Como disse o próprio autor: “copiei, copiei às vezes textualmente[...], não só os etnógrafos e os textos ameríndios, mais ainda, na “Carta pras Icamiabas”, pus frases inteiras de Rui Barbosa, de Mário Barreto, dos cronistas portugueses coloniais”. No texto de Lúcia Sá, se explicita a cópia de trechos inteiros do mito de Makunaíma, tal qual recolhido pelo viajante alemão Theodor Koch-Grünberg.

LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO

Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.



2 aulas / 1h cada

49,90

LITERATURA / CRÍTICA LITERÁRIA

O curso pretende discutir o romance de Daniel Defoe no contexto da ascensão do gênero na Inglaterra de inícios do século XVIII, tendo como foco a questão do indivíduo e a centralidade da experiência.


2 aulas / 2h cada

69,90

ARQUEOLOGIA / ECOLOGIA / INDÍGENAS

Introdução ao conhecimento arqueológico que permitiu datar a ocupação indígena em mais de 12 mil anos na região amazônica, revelando que a floresta é resultado do manejo permanente de populações humanas.


2 aulas / 1h cada

49,90