Políticas da imagem – Estéticas e olhares do agora

As imagens passam por um processo de transformação radical. Elas tornaram-se as principais interfaces de mediação do cotidiano, ocupando a comunicação, as relações afetivas, a infraestrutura, as estéticas da vigilância e os sistemas de escaneamento dos corpos na cidade. Selfies, memes, aplicativos de envelhecimento da imagem, Waze, Google Maps, vídeos deepfakes, escaneamento corporal, reconhecimento facial, inteligência artificial, projeções de protesto em empenas nas cidades, são algumas das evidências da pandemia das imagens do nosso agora. Isso conflui para uma subversão dos cânones das escolas de cinema e arte, por um lado, e para uma concentração sem precedentes da circulação de imagens em algumas poucas empresas, por outro. Como a arte contemporânea responde a esse processo? De que maneira isso impacta a cultura da memória e a política? Neste curso, discutiremos as principais especificidades da imagem na atualidade, à luz de um vasto repertório artístico e crítico das novas dinâmicas do olhar e de ser visto.

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É professora Livre-docente da FAUUSP e foi coordenadora do seu curso de Design de 2013 a 2015. Entre seus projetos recentes destacam-se Memória da Amnésia (2015), Odiolândia (2017) e a curadoria de Arquinterface: a cidade expandida pelas redes (2015). É membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge – Humboldt-Universität zu Berlin. Autora de diversos livros e artigos sobre arte e cultura digital, suas obras integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Yad Vashem (Israel), Latin American Colection – Essex University (Inglaterra), MAC-USP e Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Foi editora-chefe da Revista seLecT (2011-2014) e é colunista da Rádio USP e da Revista Zum.

A autora propõe, nos seis ensaios deste novíssimo livro, uma reflexão sobre o estatuto da imagem no mundo contemporâneo. Desde o surgimento da fotografia, e depois do cinema, que o universo das imagens técnicas não conhecia um processo de transformação tão radical quanto o do nosso tempo. As imagens tornaram-se as principais interfaces de mediação do cotidiano, ocupando a comunicação, as relações afetivas, a infraestrutura, as estéticas da vigilância e os sistemas de escaneamento dos corpos na cidade. 

ARQUITETURA / ARTE / SOCIOLOGIA

Com leituras de arte, arquitetura, tecnologia e filosofia, o crítico oferece a imagem do nevoeiro para pensar o mundo contemporâneo.



2 aulas / 1h cada

49,90

POLÍTICA / FAKE NEWS / SOCIEDADE / BOLSONARISMO

Relacionando a perspectiva cibernética de Bateson com outras abordagens sistêmicas dentro e fora das ciências humanas, o curso analisa a dinâmica das redes para compreender a radicalização na política.


2 aulas / 1h cada

49,90

ARTE / CRÍTICA DE ARTE / CRÍTICA LITERÁRIA

Introdução ao trabalho de Hal Foster, destacando o papel da crítica de arte clássica ocidental e o novo lugar da crítica no mundo digital.



2 aulas / 1h cada

49,90