Hal Foster e a prática da crítica
O curso propõe examinar, entre outros, os ensaios de Hal Foster presentes em O que vem depois da farsa?, O retorno do real (ambos publicados pela Ubu), e Design and Crime. As discussões interrogam – principalmente a partir desses ensaios – o lugar exíguo e instável que se apresenta à prática da crítica na atualidade. Embora seja difícil descrever o trabalho de Foster por outro nome que não o de "crítica de arte", a custo se poderia considerar o debate sobre arte que se trava hoje publicamente na mídia como tributário da experiência da crítica de arte, tal como se constituíra e consolidara historicamente no ambiente euro-norte-americano, no período de 1840 a 1960. O mundo digital traria, em tempos mais recentes, nova viravolta, com a proliferação de vozes autorais e seus gêneros variados de escrita que prescindem da autoridade profissional de críticos e curadores, e cuja jurisdição aparentemente ilimitada não cessaria de relativizar o lugar do artista, ao mesmo tempo que expandindo indefinidamente o próprio objeto da arte.
2 aulas / 1h cada
49,90
Formato: 2 aulas on-line gravadas
Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.
Haverá emissão de certificado.
ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO
12 x R$ 29,90
ou R$ 299 à vista
assinatura anual com
renovação automática
/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)
/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados
/ um minicurso novo ao vivo todo mês
/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu
Sônia Salzstein é graduada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1977) e mestre e doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1994 e 2000, respectivamente). Atualmente é professora doutora ms3 dos cursos de pós e de graduação do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Fez parte do conselho curador da Fundação Iberê Camargo e coordenou a linha editorial de artes plásticas da Editora CosacNaify. É autora e organizadora de vários livros, entre eles Volpi (Silvia Roesler/ Campos Gerais, 2000), Franz Weissmann (CosacNaify, 2003) e Diálogos com Iberê Camargo (CosacNaify, 2004).
Esboçados entre 2005 e 2020, período pontuado pela crise financeira de 2008 e, nos termos do crítico, a catástrofe representada por Trump, os ensaios reunidos neste volume discorrem sobre mudanças na arte, na crítica e na ficção diante do atual regime de terror e vigilância, desigualdade extrema, desastre climático e disrupção midiática. Para avaliar essa situação, ele analisa um conjunto variado de práticas e sondagens críticas.
ARQUITETURA / ARTE / SOCIOLOGIA
Com leituras de arte, arquitetura, tecnologia e filosofia, o crítico oferece a imagem do nevoeiro para pensar o mundo contemporâneo.
2 aulas / 1h cada
49,90
ARTE / CULTURA VISUAL / TECNOLOGIA
Como a arte contemporânea responde ao processo de transformação radical das imagens? O curso discute as novas dinâmicas do olhar e de ser visto no mundo contemporâneo.
2 aulas / 1h cada
49,90
POLÍTICA / FAKE NEWS / SOCIEDADE / BOLSONARISMO
Relacionando a perspectiva cibernética de Bateson com outras abordagens sistêmicas dentro e fora das ciências humanas, o curso analisa a dinâmica das redes para compreender a radicalização na política.
2 aulas / 1h cada
49,90