Os sertões, de Euclides da Cunha

Euclides da Cunha (1866 - 1901), e Machado de Assim são os dois escritores brasileiros mais famosos do século XIX. Eles tiveram vidas bastante diversas e suas obras encontraram estradas também diversas. Machado cedo se contentara com uma função secundária de funcionário público, vivera tranquilo seu casamento e mantivera relações também pacficas com a intelectualidade residente no Rio .Já Euclides começara por brigar ainda quando cadete e fora desligado da Escola Militar, logo se casara e não prestava atençâo à sua esposa. Sedento por suas pesquisas, chegara ao descuido de, enquanto viajava em pesquisas, alugava um quarto em sua casa para um jovem cadete.Com a ´passagem do tempo, o cadete se tornaria amante de sua esposa. Euclides procuraria vingar-se, matando-o, mas em troca é ele o morto. Desaparecido aos 43 anos, a obra de Euclides é relativamente pequena. Em troca , sua obra-prima, OS SERTÕES, tem sido objeto de polêmicas que afetam o que se entendia e entende, com poucas diferenças,por ciências humanas e  por literatura. Sem esconder direções salientes nem muito menos a minha própria preocupação, teremos como objeto final de consideração entender a dualidade euclidiana entre literatura e compreensão histórico-científica.Como sua leitura há de ser enfrentada, sem prejuízo da obra.

24 / 25 FEV

terça e quarta

19 — 21h

89,90


Formato: 2 aulas on-line via zoom.

Carga horária: 2h / aula, totalizando 4hs.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática


/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Luiz Costa Lima é professor emérito do departamento de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: Teoria da literatura, história e crítica literária, literatura brasileira, teoria e filosofia da história, história dos discursos. Autor de mais de vinte livros, entre eles História. Ficção. Literatura; A aguarrás do tempo; Trilogia do controle; e Mimesis: desafio ao pensamento, alguns deles traduzidos para o inglês e o alemão.

Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo. Baseada em teorias deterministas em voga na época, a obra aborda cientificamente a influência do meio sobre o homem, como mostra a própria estrutura dos capítulos: "A terra", "O homem", "A luta".

LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO

Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.



2 aulas / 1h cada

49,90

EVOLUÇÃO / BIOLOGIA / NATUREZA

Apresentação da obra de Darwin a partir das teorias econômicas contemporâneas ao autor, que ofereceram a ele a solução para problemas postos aos naturalistas ao longo de séculos.



2 aulas / 1h cada

49,90

LITERATURA / CRÍTICA LITERÁRIA

O curso irá girar em torno das noções de morte e vida no clássico de Mário de Andrade.





2 aulas / 1h cada

49,90