A figura do artista no romantismo alemão – os contos fantásticos de E. T. A. Hoffmann
O curso pretende oferecer inicialmente uma visão panorâmica do romantismo alemão, situando a atuação do grupo de Jena – Caroline Schlegel-Schelling, Dorothea Veit, August e Friedrich Schlegel, Novalis, Schelling, Schleiermacher, Tieck – e sua importância para a literatura, estética e filosofia. Esse grupo tem por característica a ideia de que toda criação artística, filosófica ou poética é uma produção coletiva (consciente e inconsciente), que traz ao mesmo tempo a marca singular, a individualidade, a idiossincrasia do criador. Filosofar e poetizar em conjunto é a palavra de ordem criada por Schlegel e Novalis, que também introduziram a concepção de que a forma mais adequada de expressão filosófica, poética e crítica é o fragmento – uma maneira de incitar o leitor à reflexão. O ideal de criação coletiva é entendido pelo romantismo como um trabalho coletivo, em progresso, que culmina na realização de uma nova mitologia.
A segunda metade do curso será dedicada a mostrar como E. T. A. Hoffmann incorporou as ideias do romantismo em seus contos fantásticos. Ela terá como foco as diversas figuras de artista que aparecem em suas narrativas – artistas canhestros, malsucedidos, rejeitados –, mas que proporcionam, pelo avesso, uma visão do que é a verdadeira arte e, por tabela, apontam para a existência de uma vida outra. As personagens fracassadas, doentias, de Hoffmann, como Natanael de O homem da areia, são o ponto culminante de um exercício de compreensão da singularidade, da diferença, do outro.
AULA 01 – o grupo romântico de Jena
AULA 02 – a figura do artista na literatura fantástica de Hoffmann
12 / 13 NOV
quarta e quinta
19 — 21h
89,90
Formato: 2 aulas on-line via zoom.
Carga horária: 2h / aula, totalizando 4hs.
Haverá emissão de certificado.
ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO
12 x R$ 29,90
ou R$ 299 à vista
assinatura anual com
renovação automática
/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)
/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados
/ um minicurso novo ao vivo todo mês
/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu
Márcio Suzuki é professor de estética do Departamento de Filosofia da Usp e pesquisador do CNPq. Fez pós-doutorado na École Nationale Supérieure de Paris, foi professor visitante na Universidade de Clermont-Ferrand (França) e na Universidade de Bari (Itália), tendo realizado estágios de pesquisa na Academia de Ciências de Munique, na Universidade de Paris-Nanterre e na Universidade de Paris-Saint-Denis-Vincennes. É autor de O gênio romântico. Crítica e história da filosofia em Friedrich Schlegel (Iluminuras), A forma e o sentimento do mundo. Jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII (Editora 34) e O sonho é o monograma da vida. Schopenhauer – Borges – Guimarães Rosa (Editora 34).
O conto O homem da areia é um clássico do romantismo alemão que transcendeu seu contexto de criação e entrou para a história da literatura. A narrativa fantástica de E. T. A. Hoffmann inspirou artistas, teóricos e cientistas como Freud, Dumas, Poe e Tchaikovsky, que povoaram com as próprias criações a zona de estranhamento explorada pelo conto. Publicada em 1816, a história segue a vida do jovem estudante Nathanael, que se vê atormentado desde criança pelo homem da areia – uma figura sinistra que rouba os olhos das crianças. Confrontado por suas memórias infantis e pela incerteza da própria percepção, Nathanael navega os limites entre razão e loucura, imaginação e realidade.
LITERATURA / ANTROPOCENO / PSICANÁLISE
O curso irá analisar a vida e obra de Kafka, focando em sua novela A construção. Alguns dos elementos analisados na novela, relevantes para questões contemporâneas, são a espacialidade moderna e sua relação com a arquitetura, a construção literária de efeitos de claustrofobia e paranóia e o deslocamento.
2 aulas / 1h cada
59,90
LITERATURA / ROMANCE / COLONIALISMO
Análise da obra de Joseph Conrad e seu lugar no campo do romance inglês, abordando procedimentos formais e o contexto histórico colonial da narrativa.
2 aulas / 1h cada
49,90
CRÍTICA LITERÁRIA / ANTROPOCENO
Professora de literatura inglesa da USP, Sandra Vasconcelos analisa o romance Robinson Crusoe, como fundador da noção de indivíduo e trabalho.
2 aulas / 1h cada
49,90