Vida e não vida no Antropoceno

O Antropoceno é a época em que a humanidade parece ter se convertido em força geológica; em que as fronteiras entre o humano e o natural, entre biologia e geologia, parecem borradas. Como essa redistribuição de seres e agências vem ganhando forma nos discursos, políticas e imaginários contemporâneos? E que possibilidades - mas também desafios - emergem quando vislumbramos outros modos de relacionar vida e não-vida? Por meio de uma introdução ao pensamento da filósofa Elizabeth Povinelli, o curso abordará algumas questões cruciais suscitadas pelo Antropoceno, em especial a necessidade de pensar tal problema considerando também a perspectiva de povos outros-que-ocidentais.


Aula 1) Da biopolítica ao geontopoder

Aula 2) Geontologias no Antropoceno: redesenhar as fronteiras entre vida e não-vida

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

Alyne Costa possui mestrado e doutorado em Filosofia também pela PUC-Rio . Sua pesquisa se concentra na área de Filosofia e a Questão Ambiental, com ênfase no Antropoceno e na catástrofe ecológica global, considerando também as repercussões do tema na antropologia e na política. De 2019 a 2021, foi pós-doutoranda do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com pesquisa sobre mudanças climáticas e negacionismo climático. Atualmente, é professora do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e pós-doutoranda do Museu Nacional/UFRJ, com pesquisa sobre os sentidos que o termo "global" adquire com a catástrofe climática planetária. É coordenadora do projeto "A Terra e nós: educação, pesquisa e cidadania no Antropoceno" (PUC-Rio/CNPq) e uma das líderes do grupo de pesquisas Terranias: Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico (PUC-Rio/CNPq).

Em Geontologias – Um réquiem para o liberalismo tardio, a filósofa e antropóloga estadunidense Elizabeth Povinelli põe à prova as ontologias ocidentais ao colocá-las em relação com os modos de vida e os conhecimentos aborígenes ancestrais. Trabalhando e vivendo desde 1984 em camaradagem familiar com a pequena comunidade indígena de Belyuen, que habita a Península Cox, no Território do Norte da Austrália, Povinelli tornou-se uma aliada disposta a mediar o diálogo entre diferentes visões de mundo com vistas à proteção do território originário da sanha exploratória das companhias de mineração. 

FILOSOFIA / BIOLOGIA / ZOOLOGIA / SOCIOLOGIA

Exposição de conceitos-chave da autora, relacionados ao estudo das relações entre humanos e não-humanos, com enfoque nos processos de troca de conhecimento decorrentes da pesquisa científica interespécies.


2 aulas / 1h cada

49,90

ECOLOGIA / ANTROPOCENO

Apresenta Bruno Latour e o impacto do que propõe junto ao pensamento contemporâneo, passando da noção de Natureza para a de Gaia.




2 aulas / 1h cada

49,90

ARQUEOLOGIA / ECOLOGIA / INDÍGENAS

Introdução ao conhecimento arqueológico que permitiu datar a ocupação indígena em mais de 12 mil anos na região amazônica, revelando que a floresta é resultado do manejo permanente de populações humanas.


2 aulas / 1h cada

49,90