Smat city: políticas para cidades inteligentes

O livro A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia, de Evgeny Morozov e Francesca Bria, está no centro deste curso. Os autores apresentam as origens do conceito de smart city, explorando os sentidos que o rótulo de "cidade inteligente" tem recebido em diferentes estratégias para políticas públicas municipais ao redor do mundo. Uso massivo de dados, integração de sistemas de informação e vigilância são combinados em arranjos pouco transparentes e abertos à participação de cidadãos e cidadãs em seu processo decisório. Para Morozov e Bria, a democracia não é só mais um elemento nessa equação, é necessidade fundamental para diagnosticar e avaliar qualquer proposta auto-proclamada "inteligente". O curso está dividido em duas aulas. A primeira discute o paradigma das smart cities e seus sentidos contemporâneos; já a segunda aula trata de casos concretos que servirão como pontos de apoio tanto para a crítica quanto para a ampliação do horizonte de alternativas.


AULA 1  O que queremos dizer quando falamos em smart city? A trajetória do conceito de "cidade inteligente"

AULA 2  Experiências concretas e alternativas: entre a tecnologia e a democracia

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2hs.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Bianca Tavolari é professora, pesquisadora e coordenadora de seminários do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e principal investigator do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre). Foi professora no Insper entre 2018 e 2023, na graduação em Direito e Administração, no Mestrado em Políticas Públicas, no Programa Avançado em Gestão Pública e em cursos executivos. Foi professora visitante na Universidade de St. Gallen, na Suíça. É doutora e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo, é graduada em Direito e Filosofia pela mesma instituição. Coordena a seção As cidades e as coisas na revista Quatro Cinco Um. Integra o Conselho Consultivo do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

Todos queremos cidades com serviços eficientes e baratos que melhorem o transporte, a saúde, a moradia, a educação etc. Mas a questão é como evitar que nossas cidades se tornem máquinas de precarizar trabalhadores, beneficiando apenas interesses privados. A smart city – essa “grife” que se tornou a cidade repleta de serviços de empresas Big Tech – se mostrou muito mais funcional, otimizada e controlada do que participativa, sustentável e justa.

ARTE / CULTURA VISUAL / TECNOLOGIA

Como a arte contemporânea responde ao processo de transformação radical das imagens? O curso discute as novas dinâmicas do olhar e de ser visto no mundo contemporâneo.


2 aulas / 1h cada

49,90

ARTE / CRÍTICA DE ARTE / CRÍTICA LITERÁRIA

Introdução ao trabalho de Hal Foster, destacando o papel da crítica de arte clássica ocidental e o novo lugar da crítica no mundo digital.



2 aulas / 1h cada

49,90

POLÍTICA / FAKE NEWS / SOCIEDADE / BOLSONARISMO

Relacionando a perspectiva cibernética de Bateson com outras abordagens sistêmicas dentro e fora das ciências humanas, o curso analisa a dinâmica das redes para compreender a radicalização na política.


2 aulas / 1h cada

49,90