O mundo onírico dos Yanomami 

Em O desejo dos outros, Hanna Limulja oferece uma porta de entrada ao mundo yanomami através dos seus sonhos. Com o que sonham? O que significa sonhar e por que é importante? Entre os Yanomami, os sonhos não são desejos inconscientes do sujeito, como descreve a psicanálise: sonhar é habitar outros mundos, deparar com outros seres e, nesses encontros, mobilizar-se pelo desejo dos outros. ⁠

O curso é dividido em duas aulas com o propósito de investigar os sonhos yanomami, a partir da vivência em campo da autora, e promover uma reflexão acerca da interconexão entre os sonhos e a cosmovisão desse povo.

2 aulas / 1h cada

49,90


Formato: 2 aulas on-line gravadas

Carga horária: 1h / aula, totalizando 2h.

Haverá emissão de certificado.

ASSINATURA / ACESSO ILIMITADO

12 x R$ 29,90

ou R$ 299 à vista


assinatura anual com

renovação automática

/ um ano de acesso ilimitado a todos os cursos (ao vivo e gravados)

/ acesso imediato a mais de 15 minicursos gravados 

/ um minicurso novo ao vivo todo mês

/ desconto de 20% em todo catálogo da Ubu

Hanna Limulja é graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestre e doutora em antropologia social pela mesma instituição. Trabalha com os Yanomami desde 2008, tendo atuado em ONGs no Brasil e no exterior, como Comissão Pró-Yanomami (CCPY), Instituto Socioambiental (ISA), Wataniba e Survival International. Trabalhou em um projeto de promoção e atendimento à saúde yanomami e dos povos indígenas do DSEI Leste de Roraima e atuou na Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana. Atualmente é professora no curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima.

Entre os Yanomami, os sonhos não são desejos inconscientes do sujeito, como descreve a psicanálise: sonhar é habitar outros mundos, deparar com outros seres e, nesses encontros, mobilizar-se pelo desejo dos outros. 

Além disso, o sonho, especialmente ao ser socializado, adquire funções práticas, desempenhando um papel político no dia a dia da comunidade: sonhar com inimigo é motivo para atentar-se bem aos entornos da maloca no dia seguinte; se no sonho a pessoa aparece ricamente adornada, como se estivesse já no mundo dos mortos, é preciso zelar por sua segurança, para mantê-la neste mundo.

ARQUEOLOGIA / ECOLOGIA / INDÍGENAS

Introdução ao conhecimento arqueológico que permitiu datar a ocupação indígena em mais de 12 mil anos na região amazônica, revelando que a floresta é resultado do manejo permanente de populações humanas.



2 aulas / 1h cada

49,90

COSMOLOGIA / POVOS ORIGINÁRIOS /

A perspectiva dos maias-quichés que produziram o Popol vuh abrange muito mais do que a história de seu grupo, pois a entrelaça com a de outros povos maias e com a de outras nações indígenas contemporâneas a eles.


2 aulas / 1h cada

49,90

LITERATURA / CRÍTICA LITERÁRIA

O curso irá girar em torno das noções de morte e vida no clássico de Mário de Andrade.






2 aulas / 1h cada

49,90